Nesta segunda-feira (29), Curitiba celebra seus 317 anos.
Da mesma forma, o turismo da cidade também comemora, já que, nesta data, o Paço da Liberdade festeja um ano de sua revitalização. De acordo com Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo – CTUR, a restauração do Paço da Liberdade foi mais uma conquista para a revitalização do centro de Curitiba.
“Todas essas obras que estão sendo realizadas na região central, como, por exemplo, na Praça Tiradentes e na Rua Riachuelo, são fundamentais para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, afirma.
O antigo prédio do Paço Municipal foi construído em 1916 e foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969. De 1973 a 2002, o prédio abrigou as instalações do Museu Paranaense. O edifício de arquitetura eclética que traz elementos art-nouveau é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Revitalização
A restauração do Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, foi entregue no dia 29 de março de 2009, durante o aniversário anterior do município. O imóvel foi recuperado em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). Hoje, é um Centro Cultural SESC e um dos novos atrativos da capital paranaense.
Foi um investimento de R$ 7,6 milhões que incluiu o restauro do Paço e a recuperação do entorno – calçadas, fontes, reforma das Arcadas do Pelourinho, implantação espelhos de água e iluminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário