sábado, 15 de maio de 2010

PUCPR inaugura exposição.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) inaugura neste sábado 15, no câmpus de Curitiba, a mostra “O Rosto Materno de Deus – Padroeiras dos Países da América Latina e Caribe".
Trata-se de uma coletânea com imagens de Nossa Senhora vinda de 24 países da América e uma da França, dentre elas a de Nossa Senhora da Guadalupe, padroeira do México e consagrada pelo Papa João Paulo II como padroeira da América Latina. A mostra estará em exposição na Sala Aleijadinho, localizada no prédio administrativo da PUC-PR. Algumas imagens vieram diretamente dos países da América Latina e Caribe, outras foram emprestadas por famílias, paróquias e santuários da Arquidiocese de Curitiba. Cada uma delas traz características dos locais em que apareceram pela primeira vez, o que reforça a ligação dos países da América Latina com a figura da Virgem Maria. “O povo latino vê Nossa Senhora como mãe, amiga e protetora poderosa”, afirmou irmão Joaquim Panini. Das 25 imagens expostas, algumas têm pele escura, como a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e a padroeira da Argentina, Nossa Senhora de Lujan, também conhecida como “La Virgen Morena de Lujan”. A imagem, que veio da Bolívia, uma das mais antigas, é Nossa Senhora de Copacabana, também chamada de Pacha Mamma, numa referência às mães indígenas. Ainda estão presentes imagens de El Salvador, Honduras, Guatemala (essa imagem foi esculpida por índios), Costa Rica, Panamá, Colômbia, Chile, Paraguai e Brasil. Com curadoria do Núcleo Pastoral da PUCPR, a exposição é uma oportunidade para conhecer as várias imagens que retratam Maria, mãe de
Jesus. “Em torno de Maria temos uma das mais ricas expressões de arte e fé popular”, afirma a teóloga Maria Clara Lucchetti. A mostra ficará disponível para visitação até 11 de junho. Na foto: Alvanei Finamor, do Coordenador do Núcleo da Pastoral da PUCPR, responsável pela mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário