O Instituto Estrada Real (IER) e a BWT Operadora, empresa curitibana que comercializa oficialmente os passeios de trem pela Serra do Mar do Paraná, abrem a partir das 19h30 a exposição “Trens Turísticos na Estrada Real em Minas Gerais”, na Estação Ferroviária de Curitiba.
O olhar para a rota ferroviária histórica mineira será apresentado a partir das centenárias Marias-Fumaças. Das janelas dos vagões surgirão imagens de atrativos naturais e culturais de cidades como Ouro Preto, Mariana, São João Del-Rei, Tiradentes, São Lourenço e Passa Quatro. Será um espetáculo dos artesanatos e, consequentemente, da cultura mineira sobre os trilhos.
Vestindo a Estação curitibana com elementos da Estrada Real, a ação na linha Curitiba-Paranaguá vai além da exposição de fotos e artesanato no saguão.
Até 24 de agosto, o local ganha um mapa da rota de MG impresso no salão de embarque. Um dos vagões do trem do Paraná será plotado com fotos da Estrada Real e os guias vão inserir em seus discursos informações do programa mineiro. Durante a viagem, brindes serão sorteados entre os passageiros.
Segundo a gerente comercial do IER, Cássia Almeida, “as fotografias da exposição e no vagão mostram detalhes da Estrada Real para o grande público. Quem viaja ou quem somente passa pelo local poderá se encantar com a beleza da rota”. A expectativa é que a exposição seja apreciada por cerca de 30 mil pessoas ao longo dos meses de julho e agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário